00281 – Computação e o Mundo: Uma Proposta de Educação em Computação para o Nono Ano do Ensino Fundamental II

Nuvem de Palavras Artigo 281

Resumo:

Este artigo descreve uma proposta curricular e um livro didático de computação para o nono ano do Ensino Fundamental II brasileiro, construídos a partir de diretrizes e referenciais curriculares da área, objetivando popularizar a adoção da computação na educação básica. O livro combina simulações em uma linguagem de blocos, manipulação de imagens através de uma linguagem de programação textual, o desenvolvimento de jogos textuais e a construção de protótipos baseados em hardware livre, utilizando contextos familiares aos estudantes e uma abordagem de aprendizagem em espiral.

Link do Artigo: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/12594

Anos escolares: 9º Ano
Disciplinas: Ciências, Física, Matemática, Química
Eixo: Pensamento computacional, Cultura digital, Mundo digital
Habilidades BNCC:
EF03CO06; EF05CO05; EF05CO07; EF05CO10; EF06CO02; EF06CO03; EF06CO04; EF06CO05; EF07CO01; EF07CO02; EF07CO03; EF07CO04; EF07CO05; EF07CO07; EF07CO09; EF07CO11; EF08CO02; EF08CO04; EF09CO01; EF09CO02; EF09CO03; EF09CO05; EF09CO06; EF09CO07; EF15CO06; EF15CO07; EF69CO02; EF69CO03; EF69CO04; EF69CO05
Ferramentas/Recursos:
RED JES (Jython Environment for Students); Arduino; Atividades Desplugadas Adaptadas/Autorais; Linguagem de Programação Python; Livro Computação & o Mundo 9º Ano; Materiais Impressos e/ou Concretos/Manipulativos; RED mBlock; Scratch; Slides
Práticas de Ensino-Aprendizagem:
Abordagem em Conjunto com Outras Disciplinas; Aprendizagem Baseada em Jogos/Gamificação; Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Atividades Desplugadas; Atividades Plugadas; Explanação Oral/Teórica Centrada no Professor; Programação Baseada em Blocos; Programação Baseada em Texto; Robótica Educacional
Abordagem em Conjunto com Outras Disciplinas
Aprendizagem Baseada em Jogos/Gamificação
Aprendizagem Baseada em Problemas
Aprendizagem Baseada em Projetos
Computação Desplugada
Computação Plugada
Arduino
Explanação Oral Teorica Centrada no Professor
Programação Baseada em Blocos
Programação Baseada em Texto
Robótica Educacional
Artigos relacionados
Anos Escolares: 5º Ano; 6º Ano; 7º Ano
Disciplinas: Nenhuma
Eixo: Pensamento computacional
Anos Escolares: 7º Ano
Disciplinas: Nenhuma
Eixo: Pensamento computacional
Anos Escolares: 4º Ano; 5º Ano
Disciplinas: Nenhuma
Eixo: Pensamento computacional